PLANO DE AULA

 

Governo do estado do acre

Secretaria de estado de educação

Escola estadual de ensino fundamental e médio kairala J. kairala

 

‘Disciplina: BIOLOGIA  GENETICA PARTE 1 Série: 3º ANO  Turmas: M3; M4; M5

Professor: JAIRO LIMA  Período: JULHO/2012

 

Objetivos:

  • Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas ligados à biotecnologia (produção de alimentos transgênicos, terapia gênica, clonagem).

 

 

Conteúdos:

  • Compreensão da natureza dos projetos genomas, especialmente os existentes no país, listando seus objetivos, como identificação dos genes, da sequência do DNA e armazenamento dessas informações em bancos de dados.

 

 

Propostas de Atividades:

  • Atividades de pesquisa em fontes variadas (livros, jornais, revistas, sites da Internet etc.) sobre a engenharia genética e suas aplicações no desenvolvimento de produtos geneticamente modificados, tais como alimentos, produtos farmacêuticos, hormônios, vacinas e medicamentos.
  • Exibição de filme que permita explorar fatos e aspectos dos conteúdos estudados, tais como a clonagem, os organismos geneticamente modificados, a visão de ciência, aspectos éticos da manipulação genética, adequação e “furos” conceituais, os usos e impactos da biotecnologia etc. Entre as várias possibilidades de filmes adequados para esta situação, algumas sugestões são[1]:

           ‘O poder dos genes – Discovery Chanel – Escola ’ (EUA,1997);

 

 

Recursos:

  • Revistas especializadas; Quadro magnético; Sala de multimídia; Aula de campo; Quadro negro; Livro didático;
  • Computador; Data show; Biblioteca; Internet; DVD; Giz;

 

 

 

Formas de Avaliação:

  • Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos alunos.
  • Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
  • Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
  • Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.

 

 

 

 

 



[1] O cinema pode ser um aliado interessante nesta discussão. O uso do filme implica em um trabalho prévio do professor de planejar a exibição e o trabalho que será desenvolvido, uma vez que se pretende que os alunos não o assistam passivamente. Vale dizer que cabe ao professor desenvolver propostas que envolvam o que fazer antes, durante e depois da exibição. Este trabalho é uma boa oportunidade de estabelecer parceria com professores de outras áreas/disciplinas, especialmente história e filosofia.

 

 

 

 

 

Governo do estado do acre

Secretaria de estado de educação

Escola estadual de ensino fundamental e médio kairala J. kairala

 

PLANO DE AULA: VÍRUS

Disciplina: Biologia    Série: 2º Ano Turma M3; M4; M5

Professor (a):Jairo Lima  Período: JULHO 2012    PARTE 2

 

Objetivos:

  • Utilizar-se de diferentes meios - observação por instrumentos ou à vista desarmada, experimentação, pesquisa bibliográfica, entrevistas, leitura de textos ou de resenhas, trabalhos científicos ou de divulgação - para obter informações sobre fenômenos biológicos, características do ambiente, dos seres vivos e das interações estabelecidas em seus habitats.

Conteúdos:

  • Compreensão dos motivos pelos quais os vírus não são incluídos em nenhum dos reinos de seres vivos (são acelulares).
  • Conhecimentos sobre a estrutura geral dos vírus.
  • Características de diversos tipos de vírus e seus ciclos reprodutivos, com ênfase nos vírus da gripe e da AIDS.
  • Relação entre algumas doenças causadas por vírus, formas de disseminação, prevenção e tratamento.

 

 

Propostas de Atividades:

  • Discussão de informações sobre a estrutura geral dos vírus, com o apoio de textos, figuras e material audiovisual.
  • Debate geral, com base em argumentos favoráveis e contrários, sobre a questão de os vírus serem ou não seres vivos.
  • Situações para inferir, a partir de informações sobre formas de transmissão de alguns tipos de vírus patogênicos às pessoas, as principais atitudes e medidas capazes de prevenir seu ataque ao organismo humano.
  • Situações para estudo dos ciclos reprodutivos de vírus, utilizando como exemplos os vírus da gripe e da AIDS.

 

 

Recursos:

  • Livro didático;
  • Internet;
  • Revistas especializadas;
  • Vídeo – Vírus (Discovery);

 

 

Formas de Avaliação:

  • Registros e relatórios das atividades investigativas, elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
  • Resolução das atividades propostas no livro didático;
  • Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo .