3º ANO 2012

                                                  PLANO DE AULA

 

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO KAIRALA JOSÉ KAIRALA

                                                                                            

 

Disciplina: BIOLOGIA  GENETICA PARTE 1 Série: 3º ANO  Turmas: M3; M4; M5

Professor: JAIRO LIMA  Período: JULHO/2012

 

 

 

Objetivos:

  • Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas ligados à biotecnologia (produção de alimentos transgênicos, terapia gênica, clonagem).

 

Conteúdos:

  • Compreensão da natureza dos projetos genomas, especialmente os existentes no país, listando seus objetivos, como identificação dos genes, da sequência do DNA e armazenamento dessas informações em bancos de dados.

 

Propostas de Atividades:

  • Atividades de pesquisa em fontes variadas (livros, jornais, revistas, sites da Internet etc.) sobre a engenharia genética e suas aplicações no desenvolvimento de produtos geneticamente modificados, tais como alimentos, produtos farmacêuticos, hormônios, vacinas e medicamentos.
  •  Exibição de filme que permita explorar fatos e aspectos dos conteúdos estudados, tais como a clonagem, os organismos geneticamente modificados, a visão de ciência, aspectos éticos da manipulação genética, adequação e “furos” conceituais, os usos e impactos da biotecnologia etc. Entre as várias possibilidades de filmes adequados para esta situação, algumas sugestões são[1]:

           ‘                                    O poder dos genes – Discovery Chanel – Escola ’ (EUA,1997);

 

Recursos:

  • Revistas especializadas; Quadro magnético; Sala de multimídia; Aula de campo; Quadro negro; Livro didático;
  • Computador; Data show; Biblioteca; Internet; DVD; Giz;

 

Formas de Avaliação:

  • Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos alunos.
  • Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
  • Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
  • Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.

 

 

 



[1] O cinema pode ser um aliado interessante nesta discussão. O uso do filme implica em um trabalho prévio do professor de planejar a exibição e o trabalho que será desenvolvido, uma vez que se pretende que os alunos não o assistam passivamente. Vale dizer que cabe ao professor desenvolver propostas que envolvam o que fazer antes, durante e depois da exibição. Este trabalho é uma boa oportunidade de estabelecer parceria com professores de outras áreas/disciplinas, especialmente história e filosofia.