3º ANO 2012
PLANO DE AULA
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO KAIRALA JOSÉ KAIRALA
Disciplina: BIOLOGIA GENETICA PARTE 1 Série: 3º ANO Turmas: M3; M4; M5
Professor: JAIRO LIMA Período: JULHO/2012
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Objetivos:
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Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas ligados à biotecnologia (produção de alimentos transgênicos, terapia gênica, clonagem).
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Conteúdos:
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Compreensão da natureza dos projetos genomas, especialmente os existentes no país, listando seus objetivos, como identificação dos genes, da sequência do DNA e armazenamento dessas informações em bancos de dados.
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Propostas de Atividades:
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Atividades de pesquisa em fontes variadas (livros, jornais, revistas, sites da Internet etc.) sobre a engenharia genética e suas aplicações no desenvolvimento de produtos geneticamente modificados, tais como alimentos, produtos farmacêuticos, hormônios, vacinas e medicamentos.
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Exibição de filme que permita explorar fatos e aspectos dos conteúdos estudados, tais como a clonagem, os organismos geneticamente modificados, a visão de ciência, aspectos éticos da manipulação genética, adequação e “furos” conceituais, os usos e impactos da biotecnologia etc. Entre as várias possibilidades de filmes adequados para esta situação, algumas sugestões são[1]:
‘ O poder dos genes – Discovery Chanel – Escola ’ (EUA,1997);
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Recursos:
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Revistas especializadas; Quadro magnético; Sala de multimídia; Aula de campo; Quadro negro; Livro didático;
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Computador; Data show; Biblioteca; Internet; DVD; Giz;
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Formas de Avaliação:
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Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos alunos.
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Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
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Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
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Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
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[1] O cinema pode ser um aliado interessante nesta discussão. O uso do filme implica em um trabalho prévio do professor de planejar a exibição e o trabalho que será desenvolvido, uma vez que se pretende que os alunos não o assistam passivamente. Vale dizer que cabe ao professor desenvolver propostas que envolvam o que fazer antes, durante e depois da exibição. Este trabalho é uma boa oportunidade de estabelecer parceria com professores de outras áreas/disciplinas, especialmente história e filosofia.