GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO KAIRALA JOSÉ KAIRALA

DISCIPLINA: BIOLOGIA E PROGRAMA DE SAÚDE

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

CURSO: SEGUNDO GRAU 3ª ANO2012

 

 

PLANO DE CURSO

 

 

 

PROFESSOR: JAIRO LIMA DE ARAÚJO E SILVA

 

Objetivos

[Capacidades]

Conteúdos

Proposta de

atividades

Recursos

Formas de avaliar

 

 

 

 

 

Compreender a constituição básica de seres vivos (átomos, moléculas, células) bem como os processos complexos que determinam o funcionamento e as características dos organismos vivos.

 

 

 

UND. 01

Metabolismo Celular

  • Reconhecimento que os seres vivos são constituídos por átomos, como qualquer outro tipo de matéria, o que revela uma identidade importante entre os seres vivos e outros componentes do universo.
  • Compreensão de que os seres vivos são constituídos por átomos de diversos elementos químicos, organizados em substâncias orgânicas de diversos tipos, principalmente glicídios, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.
  • Conhecimento de algumas características químicas (tipos de componentes, estrutura molecular etc.) e das funções gerais destas substâncias presentes nos seres vivos: água, glicídios, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e sais minerais.
  • Identificação do carbono como o elemento químico fundamental das substâncias orgânicas.
  • Retomada da importância da água para a vida, ressignificando essa noção a partir dos novos conhecimentos adquiridos.
  • Reconhecimento do papel das enzimas, um grupo especial de proteínas, como catalisadores biológicos responsáveis pelo controle de praticamente todas as reações fundamentais à vida.
  • Debate em classe: O que é a vida? O que caracteriza e diferencia os seres vivos?
  • Situações para estudo da composição química dos seres vivos, por meio de textos, modelos, experimentos e explicações necessárias.
  • Levantamento das hipóteses dos alunos sobre a evolução das células a partir da formação de sistemas isolados – origem das células eucariontes e dos organismos pluricelulares
  • Leitura de textos científicos sobre a evolução das células, a hipótese autotrófica e heterotrófica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
  • Tv;;

 

 

Algumas propostas:

  • Observação, registro e análise:
    • dos conhecimentos que o aluno já possui sobre:
      • constituição de seres vivos;
      • características que diferenciam os diferentes seres vivos;
      • a célula, sua constituição e funcionamento.
    • de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
  • Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
  • Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos alunos.
  • Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.

 

 

 

Objetivos

[Capacidades]

Conteúdos

Proposta de

atividades

Recursos

Formas de avaliar

 

 

 

 

 

 

 

 

Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas ligados à biotecnologia (produção de alimentos transgênicos, terapia gênica, clonagem).

 

 

 

 

UND. 02

Genética

 

PARTE 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas ligados à biotecnologia (produção de alimentos transgênicos, terapia gênica, clonagem).

 

 

UND. 02

Genética

 

PARTE 02

  • Identificação das dimensões sociais e éticas em questões técnicas e científicas.
  • Reconhecimento e valorização do papel da ciência e da tecnologia na construção do mundo contemporâneo.
  • Estabelecimento de relação entre informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas na Biologia, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
  • Apresentação, de forma organizada, do conhecimento biológico aprendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.
  • Compreensão da natureza dos projetos genomas, especialmente os existentes nopaís, listando seus objetivos, como identificação dos genes, da sequência do DNA earmazenamento dessas informações em bancos de dados.
  • Posicionamento perante a polêmica sobre o direito de propriedade das descobertasrelativas ao genoma humano, analisando argumentos de diferentes profissionais.
  • Noções sobre a biotecnologia e tecnologias demanipulação do DNA: enzimas de restrição, vetores e clonagem molecular.
  • Noções gerais sobre o que são organismos transgênicos e compreensão das polêmicas que envolvem os possíveis benefícios e prejuízos da manipulação genética.
  • Conhecimentos sobre riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados presentes no mercado.
  • Noções sobre a legislação brasileira a respeito da manipulação genética de organismos.

 

  • Debate em classe para levantar os conhecimentos que os alunos trazem sobre organismos geneticamente modificados (conceito, representações, valores), orientado por questões como: O que são? Onde estão presentes no mundo cotidiano? São benéficos? Maléficos? Vocês os utilizariam? Por quê?
  • Situações para estudo de tecnologias de manipulação do DNA por meio de textos, modelos, utilização de recursos audiovisuais e explicações necessárias.
  • Situações de leitura e discussão de textos científicos sobre as principais tecnologias utilizadas na transferência do DNA, como enzimas de restrição, vetores e clonagem molecular.
  • Situações de leitura (individual, em duplas ou pequemos grupos) de textos jornalísticos sobre clonagem, manipulação gênica, explorando diferentes posicionamentos de cientistas, ambientalistas e jornalistas sobre assuntos ligados à biotecnologia (produção de alimentos transgênicos, terapia gênica, clonagem).
  • Atividades de pesquisa em fontes variadas (livros, jornais, revistas, sites da Internet etc.) sobre aengenharia genética e suas aplicações no desenvolvimento de produtosgeneticamente modificados, tais como alimentos, produtos farmacêuticos, hormônios, vacinas e medicamentos.
  • Exibição de filme que permita explorar fatos e aspectos dos conteúdos estudados, tais como a clonagem, os organismos geneticamente modificados, a visão de ciência, aspectos éticos da manipulação genética, adequação e “furos” conceituais, os usos e impactos da biotecnologia etc. Entre as várias possibilidades de filmes adequados para esta situação, algumas sugestões são[1]:
    • ‘Ilha’ (EUA, 2005), dirigido por Michael Bay;
    • ‘Gattaca – A experiência genética’(EUA,1997),dirigido por Andrew Niccol;
    • ‘O poder dos genes – Discovery Chanel – Escola ’(EUA,1997);
  • Debates de diferentes formatos sobre:
    • os riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados presentes no mercado;
    • clonagem;
    • o direito de propriedade das descobertas relativas ao genoma humano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
  •  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
  • Tv;

 

 

 

 

 

 

Algumas propostas:

  • Observação, registro e análise:
    • dos conhecimentos que o aluno já possui sobre biotecnologia, transgênicos, terapia gênica e clonagem.
    • de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
  • Confrontação entre ideias prévias/hipóteses iniciais do aluno e o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
  • Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
  • Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
  • Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
  • Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
  • Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
  • Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos estudantes.

Outras propostas:

  • Questões objetivas e discursivas, retiradas do ENEM e vestibulares, resolvidas em grupo e/ou individualmente e posteriormente comentadas pelo professor e alunos.
  • Registros elaborados pelos alunos das atividades investigativas, pesquisas, debates etc.
  • Produção escrita realizada para socializar as informações pesquisadas, analisada quanto à adequação do ponto de vista conceitual, emprego adequado de terminologia científica e qualidade da comunicação.
  • Produção de texto argumentativo sobre riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados e/ou sobre clonagempresentes no mercado (considerar a fundamentação conceitual, aspectos da legislação referente ao assunto e adequação do uso da terminologia científica).
  • Produção de texto sobre projetos brasileiros envolvendo o genoma humano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivos

[Capacidades]

Conteúdos

Proposta de

atividades

Recursos

Formas de avaliar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreender os processos complexos que constituem a história evolutiva dos seres vivos e as teorias que a explicam.

 

 

 

 

 

 

UND. 03

Evolução

 

PARTE 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreender os processos complexos que constituem a história evolutiva dos seres vivos e as teorias que a explicam.

 

 

 

 

 

 

 

UND. 03

Evolução

 

 

PARTE 02

 

 

 

 

 

 

  • Estabelecimento de relação entre informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas na Biologia, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
  • Apresentação, de forma organizada, do conhecimento biológico aprendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.
  • Conhecimentos sobre as principais evidências da evolução biológica e compreensão dos fundamentos da teoria evolucionista moderna.
  • Comparação entre diferentes explicações sobre a transformação dos seres vivos, elaboradas em diferentes épocas.
  • Fundamentos básicos da história da espécie humana de acordo com a moderna teoria evolucionista.
  • Compreensão das principais evidências da evolução biológica: documentário fóssil; adaptação; semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas entre os organismos.
  • Noções sobre a riqueza de fósseis de animais vertebrados do Estado do Acre.
  • Caracterização dos órgãos homólogos e órgãos análogos, reconhecimento dos primeiros como evidências da evolução biológica e dos segundos como resultado da adaptação a ambientes semelhantes.
  • Conhecimentos sobre os pontos principais do lamarckismo (uso e desuso e transmissão de características adquiridas) e do darwinismo (seleção natural e diversificação das espécies).
  • Associação da adaptação dos seres vivos à ação da seleção natural e exemplos, tais como a camuflagem, a coloração de aviso e o mimetismo.
  • Conceito de seleção natural.
  • Caracterização dos principais tipos de seleção natural: seleção estabilizadora; seleção direcional; seleção disruptiva; seleção sexual.
  • O princípio de Hardy-Weinberg e alguns conceitos da genética de populações, tais como: frequência gênica, deriva gênica e princípio do fundador.
  • Noções gerais sobre o processo de formação de novas espécies e compreensão da importância do isolamento reprodutivo no processo de especiação (alopátrica e simpátrica).
  • Conhecimento de hipóteses sobre a origem dos principais grupos de seres vivos.
  • Discussão para levantar os conhecimentos iniciais dos alunos, a partir de questões iniciais, como por exemplo: Por que aparecem bactérias resistentes aos antibióticos durante o tratamento de doenças como a tuberculose?
  • Registro escrito das hipóteses e argumentos levantados na discussão acima, para posterior análise a partir das teorias evolucionistas estudadas ao longo do semestre.
  • Exibição de filmes para discutir aspectos religiosos, filosóficos e científicos ligados à evolução biológica. Há documentários sobre Darwin e sua teoria evolucionista, além de filmes de outros gêneros com temas correlatos.   Entre as várias possibilidades de filmes adequados para esta situação, uma sugestão:
    • O Vento será sua herança (Estados Unidos, 1960; refilmagem em 1999): O filme é inspirado em um caso real, trata do processo movido contra o professor de biologia John Thomas Scopes do Tenessee, em 1925. O professor foi julgado por ensinar a teoria da evolução em uma escola pública. Este debate continua atual em função do Criacionismo.
  • Situações para comparar e debater as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin, considerando as concepções que as norteavam, as evidências em que se baseavam, as conclusões tiradas e as repercussões para a ciência
  • Situações para pesquisas sobre os fósseis como evidência a favor da evolução: contato (presencial ou não) com profissionais do laboratório de Pesquisas Paleontológicas da UFAC sobre os fósseis da região, o que eles evidenciam sobre a evolução das espécies e do ambiente, sobre a importância da paleontologia e do trabalho do paleontólogo.

 

 

 

 

 

 

 

  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
  • Tv;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
  •  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas propostas:

  • Observação, registro e análise:
    • dos conhecimentos que o aluno já possui sobre as transformações dos seres vivos ao longo do tempo;
    • de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
  • Confrontação entre ideias prévias/hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
  • Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
  • Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.

Observação:

Pode se restringir o número de grupos observados em cada situação investigativa, atentando para: argumentação, observação, levantamento de hipótese, participação no trabalho da equipe. Registrar dados para avaliar a evolução do aluno ao longo do semestre.

 

  • Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
  • Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
  • Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
  • Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
  • Questões objetivas e discursivas, retiradas do ENEM e vestibulares, resolvidas em grupo e/ou individualmente e posteriormente comentadas pelo professor e alunos.
  • Registros elaborados pelos alunos das atividades investigativas, pesquisas, debates, exibição do filme etc.
  • Reconhecer em textos e exemplos explicações lamarckistas e darwinistas.

Objetivos

[Capacidades]

Conteúdos

Proposta de

atividades

Recursos

Formas de avaliar

 

 

 

 

 

 

Compreender o significado de indicadores de saúde pública, sendo capaz de reconhecer desigualdades relacionadas a diferentes condições de vida das populações humanas.

 

 

 

UND. 04

Saúde Humana

 

 

PARTE 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreender o significado de indicadores de saúde pública, sendo capaz de reconhecer desigualdades relacionadas a diferentes condições de vida das populações humanas.

 

 

 

UND. 04

Saúde Humana

 

 

PARTE 02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreender o significado de indicadores de saúde pública, sendo capaz de reconhecer desigualdades relacionadas a diferentes condições de vida das populações humanas.

 

 

 

UND. 04

Saúde Humana

 

 

PARTE 03

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compreender o significado de indicadores de saúde pública, sendo capaz de reconhecer desigualdades relacionadas a diferentes condições de vida das populações humanas.

 

 

UND. 04

Saúde Humana

 

 

PARTE 04

  • Estabelecimento de relação entre informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas na Biologia, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
  • Observação, registro, organização e sistematização de dados e informações.
  • Análise e previsão de fenômenos ou resultados de experimentos científicos.
  • Identificação e descrição de diferentes representações de fenômenos biológicos a partir de textos e imagens.
  • Consulta,análise e interpretação de textos e comunicações referentes aos assuntos estudadosveiculados por diferentes meios.
  • Apresentação, de forma organizada, do conhecimento biológico aprendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.
  • Conhecimentos sobre diferentes concepções de saúde ao longo da história.
  • Conceito de saúde, seus determinantes e condicionantes (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda etc.).
  • Conceito de Índice de Desenvolvimento Humano e conhecimentos sobre indicadores de saúde pública como natalidade, esperança de vida ao nascer, mortalidade,longevidade, doenças infecto-contagiosas, nutrição, renda, escolaridade, condiçõesde saneamento, moradia, acesso aos serviços voltados para a promoção e arecuperação da saúde.
  • Compreensão sobre a distribuição desigual do acesso a serviços e ações de saúde pelas populações.
  • Identificação de agressões à saúde das populações brasileiras e especificamente no contexto local.
  • Noções gerais sobredoenças infecto-contagiosas e parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais, sexualmente transmissíveis (DST) e provocadas por toxinas ambientais mais frequentes nas população brasileira, assim como as respectivas medidas preventivas.
  • Estabelecimento de relação entre qualidade de vida das populações e saúde ambiental.
  • Noções sobre saneamento básico.
  • Noções sobre primeiros socorros.
  •  
  • Situação para levantar as concepções iniciais dos alunos sobre saúde e o que é necessário para sermos saudáveis.
  • Situações para estudo das diferentes concepções de saúde ao longo da história, do conceito tal como é entendido hoje, dos determinantes e condicionantes da saúde humana, por meio de textos, observações, investigações, utilização de recursos audiovisuais e explicações necessárias.
  • Situações para apresentação de indicadores de saúde pública, objetivando:
    • relacionar as condições sócio-econômicas com a qualidade de vida das populações humanas de diferentes regiões do globo;
    • elaborar tabelas ou gráficos mostrando a correlação entre certos indicadores como mortalidade infantil e escolaridade dos pais, ou níveis de renda e incidência de doenças infecto-contagiosas.
  • Situações para uso de dados do Ministério da Saúde e outras fontes a respeito das principais doenças que afetam a população brasileira, considerando idade, sexo, nível de renda e outros, tais como:
    • elaborar tabelas com dados comparativos que evidenciem as diferenças nos indicadores de saúde da população de diferentes regiões brasileiras;
    • identificar, a partir da análise de dados, as principais doenças que afetam a população brasileira considerando idade, sexo, nível de renda;
    • distinguir, entre as principais doenças identificadas, as infecto-contagiosas e parasitárias, as degenerativas, as ocupacionais, as carenciais, as sexualmente transmissíveis (DST) e as provocadas por toxinas ambientais;
    • realizar uma pesquisa bibliográfica para identificar as principais medidas preventivas para essas doenças.
  • Situações de pesquisa (em grupo) junto às secretarias da administração municipal ou estadual, textos, internet, entrevistas com moradores, líderes comunitários e profissionais da saúde para:
    • identificar as reivindicações quanto aos serviços de saúde, educação, lazer e cultura e discutir, com os entrevistados, formas de encaminhá-las.
  • Situações para socialização dos resultados das pesquisas com outros alunos e/ou comunidade.
  • Situações de pesquisa junto às secretarias da administração municipal, textos, internet, atividade de campo, entrevistas com moradores, líderes comunitários e profissionais da saúde, para caracterizar as condições de saneamento da região em que os alunos moram, considerando:
    • principais formas de destino do esgoto e lixo no município para avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma;
    • medidas possíveis para impedir a contaminação da água por resíduos provenientes das fossas em áreas que não dispõem de rede de água e esgoto;
    • principais formas de tratamento de água utilizadas em tais regiões;
    • comparação entre as condições de saneamento da região em que os alunos moram com outras cidades ou com o estado.
  • Atividade para analisar dados sobre as condições de saneamento básico das várias regiões brasileiras e correlacioná-los com os dados de mortalidade infantil e de doenças infecto-contagiosas e parasitárias.
  • Atividades para relacionar o reaparecimento de determinadas doenças (como cólera e dengue) com a ocupação desordenada dos espaços urbanos e a degradação ambiental.
  • Situações de apresentação de dados sobre as principais doenças endêmicas da região em que os alunos moram, do estado e/ou do Brasil e discutir coletivamente a relação entre elas e as condições de vida na zona rural e nas periferias urbanas das grandes cidades.
  • Palestra e/ou oficina com convidado especializado no tema primeiros socorros.
  • Situações para sistematização dos conceitos já apresentados e discutidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
  •  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
  •  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
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  • Revistas especializadas;
  • Quadro magnético;
  • Sala de multimídia;
  • Aula de campo;
  • Quadro negro;
  • Livro didático;
  • Computador;
  • Data show;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • DVD;
  • Giz
  •  

 

 

 

 

Algumas propostas:

  • Observação, registro e análise:
    • dos conhecimentos que o aluno já possui sobre: concepção de saúde e o que é necessário para sermos saudáveis;
    • de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
  • Confrontação entre ideias prévias/hipóteses iniciais do aluno e o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
  • Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
  • Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
  • Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
  • Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
  • Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
  • Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
  • Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.

Outras propostas:

  • Questões objetivas e discursivas, retiradas do ENEM e vestibulares, resolvidas em grupo e/ou individualmente e posteriormente comentadas pelo professor e alunos.
  • Questões-problema que envolvam a transposição de fatos, conceitos e processos para situações reais ou simuladas.
  • Registros elaborados pelos alunos das atividades investigativas, pesquisas, debates, exibição de filmes etc.
  • Produção escrita realizada para socializar as informações pesquisadas, analisada quanto à adequação do ponto de vista conceitual, emprego adequado de terminologia científica e qualidade da comunicação.
  • A partir de diagnósticos da realidade local referentes às questões ambientais e sociais, elaboração de propostas de intervenções que visem à melhoria das condições de saúde (considerar adequação conceitual e exequibilidade das sugestões).
  • Elaboração de campanha na escola e/ou comunidade com produção de cartazes e material de divulgação sobre doenças estudadas (causas e medidas preventivas), considerando a adequação conceitual, emprego correto da terminologia científica, clareza e qualidade da comunicação.

 



[1] O cinema pode ser um aliado interessante nesta discussão. O uso do filme implica em um trabalho prévio do professor de planejar a exibição e o trabalho que será desenvolvido, uma vez que se pretende que os alunos não o assistam passivamente. Vale dizer que cabe ao professor desenvolver propostas que envolvam o que fazer antes, durante e depois da exibição. Este trabalho é uma boa oportunidade de estabelecer parceria com professores de outras áreas/disciplinas, especialmente história e filosofia.