Compreender os processos complexos que constituem a história evolutiva dos seres vivos e as teorias que a explicam.
UND. 03
Evolução
PARTE 01
Compreender os processos complexos que constituem a história evolutiva dos seres vivos e as teorias que a explicam.
UND. 03
Evolução
PARTE 02
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Estabelecimento de relação entre informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas na Biologia, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
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Apresentação, de forma organizada, do conhecimento biológico aprendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.
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Conhecimentos sobre as principais evidências da evolução biológica e compreensão dos fundamentos da teoria evolucionista moderna.
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Comparação entre diferentes explicações sobre a transformação dos seres vivos, elaboradas em diferentes épocas.
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Fundamentos básicos da história da espécie humana de acordo com a moderna teoria evolucionista.
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Compreensão das principais evidências da evolução biológica: documentário fóssil; adaptação; semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas entre os organismos.
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Noções sobre a riqueza de fósseis de animais vertebrados do Estado do Acre.
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Caracterização dos órgãos homólogos e órgãos análogos, reconhecimento dos primeiros como evidências da evolução biológica e dos segundos como resultado da adaptação a ambientes semelhantes.
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Conhecimentos sobre os pontos principais do lamarckismo (uso e desuso e transmissão de características adquiridas) e do darwinismo (seleção natural e diversificação das espécies).
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Associação da adaptação dos seres vivos à ação da seleção natural e exemplos, tais como a camuflagem, a coloração de aviso e o mimetismo.
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Conceito de seleção natural.
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Caracterização dos principais tipos de seleção natural: seleção estabilizadora; seleção direcional; seleção disruptiva; seleção sexual.
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O princípio de Hardy-Weinberg e alguns conceitos da genética de populações, tais como: frequência gênica, deriva gênica e princípio do fundador.
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Noções gerais sobre o processo de formação de novas espécies e compreensão da importância do isolamento reprodutivo no processo de especiação (alopátrica e simpátrica).
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Conhecimento de hipóteses sobre a origem dos principais grupos de seres vivos.
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Discussão para levantar os conhecimentos iniciais dos alunos, a partir de questões iniciais, como por exemplo: Por que aparecem bactérias resistentes aos antibióticos durante o tratamento de doenças como a tuberculose?
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Registro escrito das hipóteses e argumentos levantados na discussão acima, para posterior análise a partir das teorias evolucionistas estudadas ao longo do semestre.
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Exibição de filmes para discutir aspectos religiosos, filosóficos e científicos ligados à evolução biológica. Há documentários sobre Darwin e sua teoria evolucionista, além de filmes de outros gêneros com temas correlatos. Entre as várias possibilidades de filmes adequados para esta situação, uma sugestão:
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O Vento será sua herança (Estados Unidos, 1960; refilmagem em 1999): O filme é inspirado em um caso real, trata do processo movido contra o professor de biologia John Thomas Scopes do Tenessee, em 1925. O professor foi julgado por ensinar a teoria da evolução em uma escola pública. Este debate continua atual em função do Criacionismo.
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Situações para comparar e debater as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin, considerando as concepções que as norteavam, as evidências em que se baseavam, as conclusões tiradas e as repercussões para a ciência
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Situações para pesquisas sobre os fósseis como evidência a favor da evolução: contato (presencial ou não) com profissionais do laboratório de Pesquisas Paleontológicas da UFAC sobre os fósseis da região, o que eles evidenciam sobre a evolução das espécies e do ambiente, sobre a importância da paleontologia e do trabalho do paleontólogo.
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Revistas especializadas;
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Quadro magnético;
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Sala de multimídia;
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Aula de campo;
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Quadro negro;
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Livro didático;
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Computador;
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Data show;
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Biblioteca;
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Internet;
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DVD;
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Giz
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Tv;
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Revistas especializadas;
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Quadro magnético;
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Sala de multimídia;
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Aula de campo;
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Quadro negro;
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Livro didático;
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Computador;
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Data show;
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Biblioteca;
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Internet;
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DVD;
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Giz
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Algumas propostas:
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Observação, registro e análise:
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dos conhecimentos que o aluno já possui sobre as transformações dos seres vivos ao longo do tempo;
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de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
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Confrontação entre ideias prévias/hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
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Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
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Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
Observação:
Pode se restringir o número de grupos observados em cada situação investigativa, atentando para: argumentação, observação, levantamento de hipótese, participação no trabalho da equipe. Registrar dados para avaliar a evolução do aluno ao longo do semestre.
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Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
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Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
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Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
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Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
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Questões objetivas e discursivas, retiradas do ENEM e vestibulares, resolvidas em grupo e/ou individualmente e posteriormente comentadas pelo professor e alunos.
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Registros elaborados pelos alunos das atividades investigativas, pesquisas, debates, exibição do filme etc.
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Reconhecer em textos e exemplos explicações lamarckistas e darwinistas.
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Compreender o significado de indicadores de saúde pública, sendo capaz de reconhecer desigualdades relacionadas a diferentes condições de vida das populações humanas.
UND. 04
Saúde Humana
PARTE 01
Compreender o significado de indicadores de saúde pública, sendo capaz de reconhecer desigualdades relacionadas a diferentes condições de vida das populações humanas.
UND. 04
Saúde Humana
PARTE 02
Compreender o significado de indicadores de saúde pública, sendo capaz de reconhecer desigualdades relacionadas a diferentes condições de vida das populações humanas.
UND. 04
Saúde Humana
PARTE 03
Compreender o significado de indicadores de saúde pública, sendo capaz de reconhecer desigualdades relacionadas a diferentes condições de vida das populações humanas.
UND. 04
Saúde Humana
PARTE 04
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Estabelecimento de relação entre informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas na Biologia, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
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Observação, registro, organização e sistematização de dados e informações.
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Análise e previsão de fenômenos ou resultados de experimentos científicos.
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Identificação e descrição de diferentes representações de fenômenos biológicos a partir de textos e imagens.
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Consulta,análise e interpretação de textos e comunicações referentes aos assuntos estudadosveiculados por diferentes meios.
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Apresentação, de forma organizada, do conhecimento biológico aprendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.
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Conhecimentos sobre diferentes concepções de saúde ao longo da história.
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Conceito de saúde, seus determinantes e condicionantes (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda etc.).
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Conceito de Índice de Desenvolvimento Humano e conhecimentos sobre indicadores de saúde pública como natalidade, esperança de vida ao nascer, mortalidade,longevidade, doenças infecto-contagiosas, nutrição, renda, escolaridade, condiçõesde saneamento, moradia, acesso aos serviços voltados para a promoção e arecuperação da saúde.
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Compreensão sobre a distribuição desigual do acesso a serviços e ações de saúde pelas populações.
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Identificação de agressões à saúde das populações brasileiras e especificamente no contexto local.
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Noções gerais sobredoenças infecto-contagiosas e parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais, sexualmente transmissíveis (DST) e provocadas por toxinas ambientais mais frequentes nas população brasileira, assim como as respectivas medidas preventivas.
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Estabelecimento de relação entre qualidade de vida das populações e saúde ambiental.
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Noções sobre saneamento básico.
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Noções sobre primeiros socorros.
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Situação para levantar as concepções iniciais dos alunos sobre saúde e o que é necessário para sermos saudáveis.
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Situações para estudo das diferentes concepções de saúde ao longo da história, do conceito tal como é entendido hoje, dos determinantes e condicionantes da saúde humana, por meio de textos, observações, investigações, utilização de recursos audiovisuais e explicações necessárias.
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Situações para apresentação de indicadores de saúde pública, objetivando:
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relacionar as condições sócio-econômicas com a qualidade de vida das populações humanas de diferentes regiões do globo;
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elaborar tabelas ou gráficos mostrando a correlação entre certos indicadores como mortalidade infantil e escolaridade dos pais, ou níveis de renda e incidência de doenças infecto-contagiosas.
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Situações para uso de dados do Ministério da Saúde e outras fontes a respeito das principais doenças que afetam a população brasileira, considerando idade, sexo, nível de renda e outros, tais como:
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elaborar tabelas com dados comparativos que evidenciem as diferenças nos indicadores de saúde da população de diferentes regiões brasileiras;
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identificar, a partir da análise de dados, as principais doenças que afetam a população brasileira considerando idade, sexo, nível de renda;
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distinguir, entre as principais doenças identificadas, as infecto-contagiosas e parasitárias, as degenerativas, as ocupacionais, as carenciais, as sexualmente transmissíveis (DST) e as provocadas por toxinas ambientais;
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realizar uma pesquisa bibliográfica para identificar as principais medidas preventivas para essas doenças.
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Situações de pesquisa (em grupo) junto às secretarias da administração municipal ou estadual, textos, internet, entrevistas com moradores, líderes comunitários e profissionais da saúde para:
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identificar as reivindicações quanto aos serviços de saúde, educação, lazer e cultura e discutir, com os entrevistados, formas de encaminhá-las.
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Situações para socialização dos resultados das pesquisas com outros alunos e/ou comunidade.
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Situações de pesquisa junto às secretarias da administração municipal, textos, internet, atividade de campo, entrevistas com moradores, líderes comunitários e profissionais da saúde, para caracterizar as condições de saneamento da região em que os alunos moram, considerando:
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principais formas de destino do esgoto e lixo no município para avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma;
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medidas possíveis para impedir a contaminação da água por resíduos provenientes das fossas em áreas que não dispõem de rede de água e esgoto;
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principais formas de tratamento de água utilizadas em tais regiões;
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comparação entre as condições de saneamento da região em que os alunos moram com outras cidades ou com o estado.
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Atividade para analisar dados sobre as condições de saneamento básico das várias regiões brasileiras e correlacioná-los com os dados de mortalidade infantil e de doenças infecto-contagiosas e parasitárias.
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Atividades para relacionar o reaparecimento de determinadas doenças (como cólera e dengue) com a ocupação desordenada dos espaços urbanos e a degradação ambiental.
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Situações de apresentação de dados sobre as principais doenças endêmicas da região em que os alunos moram, do estado e/ou do Brasil e discutir coletivamente a relação entre elas e as condições de vida na zona rural e nas periferias urbanas das grandes cidades.
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Palestra e/ou oficina com convidado especializado no tema primeiros socorros.
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Situações para sistematização dos conceitos já apresentados e discutidos.
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Revistas especializadas;
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Quadro magnético;
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Sala de multimídia;
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Aula de campo;
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Quadro negro;
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Livro didático;
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Computador;
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DVD;
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Revistas especializadas;
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DVD;
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Algumas propostas:
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Observação, registro e análise:
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dos conhecimentos que o aluno já possui sobre: concepção de saúde e o que é necessário para sermos saudáveis;
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de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
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Confrontação entre ideias prévias/hipóteses iniciais do aluno e o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
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Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
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Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
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Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
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Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
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Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
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Verificação da aquisição de nomenclatura específica da disciplina no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
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Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
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Questões objetivas e discursivas, retiradas do ENEM e vestibulares, resolvidas em grupo e/ou individualmente e posteriormente comentadas pelo professor e alunos.
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Questões-problema que envolvam a transposição de fatos, conceitos e processos para situações reais ou simuladas.
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Registros elaborados pelos alunos das atividades investigativas, pesquisas, debates, exibição de filmes etc.
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Produção escrita realizada para socializar as informações pesquisadas, analisada quanto à adequação do ponto de vista conceitual, emprego adequado de terminologia científica e qualidade da comunicação.
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A partir de diagnósticos da realidade local referentes às questões ambientais e sociais, elaboração de propostas de intervenções que visem à melhoria das condições de saúde (considerar adequação conceitual e exequibilidade das sugestões).
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Elaboração de campanha na escola e/ou comunidade com produção de cartazes e material de divulgação sobre doenças estudadas (causas e medidas preventivas), considerando a adequação conceitual, emprego correto da terminologia científica, clareza e qualidade da comunicação.
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